0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Por Raquel C. Pico, de libropatas.com. Tradução de Hanna Gledyz.

Quem sabe responder melhor a todas as questões existenciais que se podem ter do que um bibliotecário? No final do dia, os bibliotecários trabalham cercado por livros e são mais do que acostumados que os usuários da biblioteca lhes pergunte qualquer coisa (como por exemplo como é intitulado o livro azul que está na TV). Durante anos, além disso, a biblioteca foi o ponto de acesso à informação e o único lugar para encontrar todas essas misteriosas dúvidas que nos corroíam por dentro.

The New York Public Library é uma daquelas bibliotecas que recebiam durante décadas e décadas perguntas dos usuários que buscam informações para referências. Além disso, respondiam as perguntas das mais variadas. “Nós éramos o Google antes do Google existir”, explica a NPR Montefinise Angela, porta-voz da biblioteca. “Se você queria saber se uma cobra venenosa morreria se mordesse a si mesma, você tinha que vir nos ver.”

A biblioteca acaba de encontrar uma caixa com algumas das perguntas que os usuários pediram-lhe algumas décadas atrás, e para o entusiasmo de todos nós elas estão sendo postadas nas redes sociais (e NPR puxou uma pequena lista. A cobra é uma questão real que teve de ser respondida). As perguntas são das mais variadas:

Eu só vi um rato na cozinha. É correto usar DDT?

Enviada em 1946

Quanto tempo dura a vida de um cílio?

Eles responderam: Segundo o livro Your Hair & Its Care, é de 150 dias

Enviada em 1946

O que significa sonhar que é caçado por um elefante?

Em 1947

Onde posso alugar um cão Beagle para ir caçar?

Em 1963

Você poderia me dizer a espessura de um selo postal dos EUA para que colocou cola?

Eles responderam: Não podemos responder rapidamente. Por que não tenta os correios? E eles responderam: Somos os correios.

Em 1963

Mas não é só responder as perguntas e preocupações, mas também para questões existenciais. Em 1945, por exemplo, alguém perguntou se era direito de ir a Reno [EUA] para obter um divórcio (se você já viu [a série] Mad Men já sabe que foi uma das maneiras mais eficazes para divórcio em os EUA). Em 1967, no dia de Ano Novo, eles tinham que responder às preocupações sociais e amorosas de uma usuária, que o chamou para perguntar primeiro se ela deveria enviar um cartão de agradecimento aos responsáveis pela festa de Ano Novo na qual tinham expulsado-a e segundo o que fazer para saber o nome do menino que ela tinha conhecido, onde apenas sabia da sua nacionalidade e que tinha uma fortuna.

Embora o melhor de tudo é que, mesmo hoje, a biblioteca recebe perguntas com perguntas (apesar de assumir que não [mais] tão emocionantes) são cerca de 1.700 por ano.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Biblioteca Comunitária Graça Rios

Próximo post

Edição 39

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *