1
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

A Ball, empersa fabricante de latas para bebidas, inaugurou no dia 13 de novembro mais uma biblioteca comunitária. Dessa vez a Biblioteca Comunitária Campo Belo, em Nova Iguaçu, foi a beneficiada pelo projeto. A próxima beneficiada será a Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho (ACAMJG), em Duque de Caxias, com inauguração no dia 28 de novembro.

O “Cantos de Leitura” tem como objetivo proporcionar o contato de catadores de material reciclável e de toda a comunidade com a literatura. A biblioteca incluirá mesas e cadeiras de leitura, ambientação lúdica, brinquedos educativos e já começará a funcionar com cerca de 1.200 livros, com títulos da literatura brasileira e universal sob o pilar da diversidade e inclusão com edições em braile e audiobooks.

“A Ball busca desenvolver projetos que auxiliem na educação daqueles que são a base da cadeia de reciclagem do Brasil. Sabemos da importância que os catadores têm para as cidades e o meio ambiente, por isso queremos proporcionar uma capacitação melhor desses profissionais e seus familiares, pois com educação podemos ter um país mais consciente”, comenta Thaís Moraes, Gerente de Comunicação e Relacionamento com a Comunidade da Ball Embalagens para Bebidas América do Sul.

De acordo com a empresa, a escolha de Nova Iguaçu e Duque de Caxias como sedes do projeto no Rio de Janeiro se deu após um estudo minucioso sobre as regiões. Segundo o IBGE (Censo 2010), a população estimada de Nova Iguaçu é de 796.257 pessoas, sendo o quarto município mais populoso do estado. A cidade está na 24º posição no ranking de cidades com maior índice de mortalidade infantil do estado do Rio de Janeiro.

Já a população estimada de Duque de Caxias é de 855.048 pessoas, sendo o terceiro município mais populoso do estado, depois da capital e de São Gonçalo. A cidade está na 35º posição no ranking de cidades com maior índice de mortalidade infantil do estado do Rio de Janeiro.

Outras bibliotecas comunitárias já foram inauguradas pelo projeto. Foto: divulgação

“A chegada do Cantos de Leitura vai ser um benefício muito grande para comunidade de Campo Belo. No espaço onde ele será implantado, já existe um projeto de iniciativa da própria comunidade que une atividades de leitura e artesanato, mas ainda com muita necessidade de acervo e coordenação. Com essa iniciativa, 300 pessoas, entre jovens, crianças e adolescentes, terão uma nova perspectiva e oportunidade a partir do acesso ao espaço e ao novo acervo”, comemora Mônica Verdan, articuladora do Rede Baixada Literária, movimento literário no município integrando vários atores em prol do livro, leitura, literatura e Bibliotecas.

“O Cantos de Leitura busca estimular o prazer pelo ato de ler, promove a autoestima de pessoas, pois muitos nunca tiveram o livro em suas vidas. O projeto propõe, também, o acesso a um espaço onde podem ‘aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a conhecer’, seguindo os princípios ensinados por Jacques Delors”, destaca Kátia Brasileiro, diretora da Rede Educare.

Além de Nova Iguaçu e Duque de Caxias, outras bibliotecas já foram inauguradas, mas em outras cooperativas: Reciclázaro (SP), Aliança (AM), Cooperfênix (DF), Pró-Recife (PE), Agentes Ecológicos de Canabrava (SAA), Reciclando Pela Vida (POA) e Itaguaí (RJ). A ação é realizada pela Rede Educare, que atua na criação e captação de recursos para projetos sociais e culturais, e patrocinada pela Ball, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.

SERVIÇO

Evento: Cantos de Leitura

Local: Biblioteca Comunitária Campo Belo (Nova Iguaçu) e Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho (AMJG) – Duque e Caxias.

Data: 28/11

Horário: A partir das 14h.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Eliana Alves Cruz: a voz da liberdade

Próximo post

Exigência de ensino médio para o cargo de bibliotecário é ilegal, diz Conselho