0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Existe uma grande influência da música latina nas aulas de espanhol por professores de língua estrangeiras, os quais usam como recursos didáticos músicas, vídeos, biografias, ações sociais feitas por cantores latinos para ilustrar o conteúdo dado em sala de aula, promovendo uma aula mais divertida e lúdica.

Um exemplo desta influência positiva que vem dando certo são aulas do Projeto Maré Latina, que incluí a música, vídeos e vivência social dos artistas latinos em suas aulas de espanhol na comunidade da Maré, no Rio de Janeiro. O projeto social oferece cursos gratuitos na comunidade da Maré, que foi fundado sob influencia das boas ações dos cantores latinos.

Os cantores que influenciaram na construção do Projeto Maré latina e que valorizam as boas ações são: Enrique Iglesias, Ricky Martin e Shakira.

O cantor Enrique Iglesias, por exemplo, ofereceu uma bolsa de estudo, pela Fundação Cultural Grammy Latino, o qual o aluno ganhador será admitido em uma faculdade de música, com uma bolsa no valor da bolsa é de US$200 mil (mais de R$600 mil reais). Além disso, o cantor sempre visita hospitais, entre outras boas ações que ele realiza com os fãs.

Já Ricky Martin possui uma fundação, chamada Fundação The Children, “Pessoas pelas crianças”, instituição sem fins lucrativo, que usa a música para combater o tráfico de crianças. Ele também lançou o álbum “A Quien Quiera Escuchar”, que fala sobre os maus tratos que algumas crianças passam, como trabalho escravo e prostituição infantil. Atualmente o cantor porto-riquenho lançou um projeto “Piccolo Universe”, que é um site educativo de troca de experiências entre pais e educadores.

A cantora Shakira também tem uma fundação, a “Pés Descalços”. Esta fundação além de oferece cursos as crianças, também abre escolas, com conceitos de sustentabilidade em comunidades carentes da Colômbia. No Rio de Janeiro, Shakira visitou algumas escolas da comunidade Cidade de Deus, junto com a apresentadora Xuxa.

A música também serve para ensinar conteúdos gramaticais, vocabulário, falsos cognatos e pronunciação em espanhol. A música valoriza a expressão linguística, corporal e cognitiva dos alunos. Antes de introduzir a música, o professor pode contextualizá-la ao tema abordado em sala de aula para conseguir com mais facilidade o ensino-aprendizagem, de forma que o aluno seja participativo e a música ajude na sua formação e na visão crítica do que está sendo ensinado, transformando aquele aluno passivo em um aluno ativo.

A biografia dos cantores e países onde eles nasceram, também podem servir para pesquisa cultural, leitura e interpretação de texto, valorizando a comunicação e interação dos alunos com o professor, elemento essencial para o sucesso escolar.

Alguns dos cantores são atores como Thalia, a qual é possível ver suas novelas: Marimar, Maria do Bairro, Maria Mercedes e Rosalinda. Novelas essas que a mulher é sempre protagonista, vencedora, trabalhadora, uma mulher que não se abala nas dificuldades e que acredita em Deus sempre.

Os blogs Aula de Espanhol e Projeto Maré Latina, disponibilizam aulas gratuitas e de qualidade para você que se interessa em aprender uma língua estrangeira.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Programa Idioma Sem Fronteiras

Próximo post

Diálogos Biblioo #2

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *