0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Organize seu tempo

Quem estuda para concursos públicos sabe que o bem mais precioso que temos nessa empreitada é o tempo. Mesmo quem pode se dedicar exclusivamente aos estudos costuma enfrentar esse obstáculo. Quem estuda tem que lidar com “ladrões” de tempo, desânimo, outros compromissos… E acaba sendo uma missão quase impossível manter a qualidade dos estudos. Por isso, listei algumas dicas para você poder aproveitar melhor seu tempo e aperfeiçoar seus estudos!

  1. Identifique os ladrões de tempo e mantenha distância

Internet (em especial as redes sociais), alertas no celular, telefone, televisão… Parece que tudo é mais interessante e importante quando a gente resolve abrir um livro pra estudar, não é? Pra evitar perder tempo, separe um horário no seu dia para todas essas coisas. Você não precisa abolir tudo isso da sua vida. Muito pelo contrário: é muito bom e saudável que você se mantenha conectado à internet, que tenha contato com seus amigos, que se divirta! Mas estabeleça quando e onde você vai acessar a internet, por exemplo. Desative os alertas no celular: você manda na sua vida, e não precisa responder imediatamente a todos os chamados. Se preferir manter os alertas ativos, deixe o celular longe do seu ambiente de estudo. A televisão deve estar desligada e, se for possível, tire o telefone da tomada! E quando estiver estudando, fique atento para ver se existem mais ladrões de tempo ao seu redor e pense em maneiras de evitá-los.

  1. Organize seu espaço, mas não procrastine.

“Vou estudar!” e perde 2 horas e 40 minutos arrumando a mesa, apontando lápis, indo na papelaria comprar canetas novas… É importante, sim, ter um ambiente bem organizado para o estudo. Mas você não precisa fazer faxina na casa todo dia antes de estudar. Você não precisa arrumar sua estante toda semana. Você precisa organizar UMA vez e manter tudo organizado SEMPRE. Selecione o material que você vai utilizar no dia ou ao longo da semana e vá estudar. Ao terminar, guarde o material. É simples assim. Organize e mantenha organizado para não perder mais tempo todos os dias. Se você não estuda em casa, deixe o material separado na véspera. Assim, você não perde o tempo de estudo organizando mochila ou bolsa.

  1. Não comece a estudar com fome.

Quem está se preparando para concursos deve pensar em toda a sua rotina. Estabeleça os horários para se alimentar corretamente, e não estude com fome. É muito mais difícil se concentrar nos estudos com a barriga roncando, ou simplesmente desconfortável porque não come há muitas horas. Outra dica legal é ter uma garrafinha de água por perto, pra não precisar se deslocar o tempo todo. Por fim…

  1. Divida seus estudos em pequenas metas diárias.

É impossível ficar horas e horas concentrado em uma única atividade. Varie entre leitura, realização de exercícios, confecção de resumos, aulas… E, dentro das atividades, crie “micro atividades” que possam ser executadas em 50 minutos. A cada 50 minutos, descanse por 10 minutos. O objetivo é fazer com que você descanse um pouco e seu estudo se torne mais produtivo. Essa técnica é conhecida como pomodoro e você pode encontrar mais informações sobre ela aqui.

 

 

 

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Antônio Hernández Pérez

Próximo post

Dica de Estudo - Como estudar para passar em vestibulares e concursos públicos? (Parte 1)

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *