1
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

A leitura de contos infantis é importante para formação do novo leitor, pois estimula a imaginação, criatividade, oralidade, afetividade, favorece a interação social, uma vez que nesta idade a criança está cheia de entusiasmos e querendo aprender coisas novas. O ato de ler para filhos e alunos faz com que futuramente eles se tornem leitores mais reflexivos e críticos.

O tema “Halloween”, Dia das Bruxas ou ainda “Día de los muertos”, podem ser trabalhado pelos profissionais da educação infantil, de maneira lúdica e podendo abordar a cultura e arte dos países que comemoram esta data.

Nos Estados Unidos o Dia das Bruxas ou Halloween é comemorado no dia 31 de outubro, alguns símbolos desta festa são: zumbis, fantasmas, bruxas, caveiras, monstros, gatos negros, etc. Segundo a lenda os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos das pessoas vivas nesta data. No Brasil também se comemora o Dia das Bruxas, porém desde 2005, foi criado pelo governo federal o Dia do Saci, a fim de fortalecer e valorizar a cultura brasileira.

No México é comemorado o “Día de los Muertos ou Dia dos Mortos”, que começa no dia 31 de outubro e termina no dia 2 de novembro. A origem da festa é indígena, segundo a lenda os parentes vivos recebem a visita dos falecidos, porém com muita alegria, comida e festa.

No dia 31 de outubro, Dia das Bruxas, por exemplo, o Projeto Maré Latina lança o livro “A Princesinha Zumbi”, que conta a história de uma menina afastada de seu pai pela madrasta e abandonada em um pântano cheio de zumbis. Porém um deste zumbis a cria e a protege, até que um dia a leva para o castelo onde vivia com seu pai. O projeto social oferece oficinas de produção literária e audiovisual. Sempre ao final de cada oficina é produzido um livro e um curta-metragem, no qual as crianças aprendem de maneira divertida a importância da leitura, da cultura e das artes para sua vida como cidadão.

Este ano o livro conta com a interpretação da atriz Thalia Melo, de apenas 2 anos, que acabou de receber um reconhecido prêmio das mãos do Prefeito do Rio de janeiro e do Secretário da Cultura, pelos trabalhos realizados nos filmes e livros de contos infantis “Thalia no Reino das Fadas”, “O Balé e Eu”, “A Camponesa”, “A Princesinha Zumbi”, “A Última Indígena”, entre outros. Também participou da seleção virtual da nova novela do SBT “Carinha de Anjo” e do Festival de Cinema Visões Periféricas. Atualmente tem um blog com mais detalhes sobre o sua carreira e no facebook  com o Fã clube Thalia Melo.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Bienal do Livro de Brasília seleciona 16 autores do DF para lançamentos

Próximo post

MinC e UFT promoverão curso gratuito em 2017

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *