0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Por Arimatéa Sousa do Paraíba Online

O vereador Zezinho Botafogo (PSB) teve aprovado, nesta semana, na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), um requerimento de sua autoria referente à construção da Biblioteca Municipal de João Pessoa.

O parlamentar solicitou ao Poder Público o projeto de construção de uma biblioteca com sede própria que se torne de fato um espaço de referência para a cultura da cidade.

“Precisamos de um projeto como esse e construí-lo como uma alternativa agradável para pesquisa e leitura, de fácil acesso para toda a comunidade pessoense e com acessibilidade para os portadores de deficiência”, argumentou Zezinho.

Segundo o parlamentar, há muitas discussões ao longo das administrações municipais, em que grupos de trabalho foram criados com o objetivo de organizar o sistema municipal de bibliotecas, com a participação de profissionais bibliotecários buscando alternativas e dando sugestões para que a iniciativa fosse colocada em prática.

Ainda conforme Zezinho Botafogo, a Biblioteca Pública Municipal está inserida nesse processo e inclusive já foram alocados recursos, mas nada foi concretizado até o momento.

“É profundamente lamentável que essa pauta de extrema importância não esteja nas demandas prioritárias dos governos. Na sociedade em que vivemos, a leitura assume um papel importantíssimo na promoção do desenvolvimento cultural, científico, político e, consequentemente, econômico dos povos e dos indivíduos. Por isso, tanto se tem refletido sobre a forma de incentivar e motivar as pessoas para a leitura, em especial as crianças, os jovens e os universitários, que ainda não criaram e enraizaram esse hábito tão enriquecedor, e isso tem que ser pautado com frequência”, ressaltou o parlamentar.

Zezinho Botafogo tem contribuído com seu mandato potencializando o fomento e a disseminação da leitura no município de João Pessoa.

É de autoria do parlamentar a Lei Municipal nº 10.952/2007, que institui o Programa Municipal de Apoio à Implantação de Bibliotecas, que tem como finalidade a instalação de bibliotecas em todas as unidades de ensino de João Pessoa.

Outra iniciativa do vereador é a Lei nº 11.898/2010, que dispõe sobre o depósito legal de publicações na biblioteca pública municipal de João Pessoa, objetivando assegurar o registro e a guarda da produção intelectual local, além de possibilitar o controle, a elaboração e a divulgação da bibliografia pessoense corrente, bem como a defesa e a preservação da língua e cultura nacionais e regionais.

“Temos procurado, ao longo da nossa atividade parlamentar, propor iniciativas significativas para a sociedade como um todo. Continuaremos buscando contribuir com a construção de alternativas para o desenvolvimento da cidade de João Pessoa, e esse desenvolvimento passa pela construção da Biblioteca Municipal, da valorização do profissional bibliotecário e a implantação de bibliotecas em todas as escolas do Município”, concluiu Zezinho.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Conheça o Afroflix

Próximo post

Clubes de leitura se espalham por SP

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *