0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

Do site O Rio Branco

A Biblioteca Estadual do Acre é uma das cinco indicadas ao Prêmio Retratos da Leitura, do Instituto Pró-Livro (IPL), de São Paulo, que busca reconhecer e homenagear organizações que estimulem a leitura. O evento indicará as três vencedoras da categoria Bibliotecas Públicas na quinta-feira, 15, na capital paulista.

O espaço, localizado no Centro de Rio Branco, conta com um acervo de mais de 80 mil obras, entre romances e títulos científicos, religiosos, técnicos e acadêmicos nos mais variados seguimentos. Há, ainda, livros acessíveis para pessoas com deficiências visuais e baixa visão, o que ampliou o perfil dos seus visitantes.

Outros diferenciais são as áreas infantil, de histórias em quadrinhos (HQ), computadores com acesso livre à internet para pesquisa e filmoteca, que dispõe de mostras diárias de filmes para o público infantil e adulto.

A biblioteca concorre com outras quatro finalistas: o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas do Município de São Paulo (Mario de Andrade e Monteiro Lobato); a Biblioteca Parque Estadual Rio de Janeiro; a Biblioteca de São Paulo – Parque da Juventude e o Programa de Bibliotecas Rurais – Arca das Letras.

A organização ainda premiará mais três categorias, escolhidas por suas boas práticas na área: Cadeia Produtiva, Organizações Sociais e Mídias.

“O nosso desejo é que o prêmio possibilite reconhecer ações exitosas já em prática pelo Brasil e que estimule mais instituições a incentivarem a leitura, alcançando um maior número de pessoas, para, em um futuro não muito distante, nos tornarmos uma sociedade que desfrute dos benefícios promovidos pela leitura”, afirma o presidente do IPL, Marcos da Veiga Pereira.

Segundo a diretora da Biblioteca Pública Acreana, Helena Carloni, só a indicação ao prêmio já é uma grande vitória. “Estamos concorrendo com bibliotecas de grande renome nacional, e estar na mesma categoria que elas é uma grande honra para nós. O governador Tião Viana sempre nos deu muito apoio, e mostrou que tem compromisso criando políticas públicas para fortalecer a leitura no Acre”, ressalta.

Sobre a Biblioteca Pública                                                                                              

Inaugurada em 10 de março de 1979, a Biblioteca Pública Acreana foi totalmente restaurada em 2008, na gestão do então governador Binho Marques.

O espaço funciona de segunda a sábado, das 7h30 às 21h30.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

MIT pretende transformar sua biblioteca em “biblioteca global”

Próximo post

Iphan instala comitê gestor do patrimônio mundial do Rio de Janeiro

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *