0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

arquivologia-biblioteconomia-e-ciencia-da-informacaoQuais são os horizontes de diálogo entre a Ciência da Informação, a Arquivologia e a Biblioteconomia? Com o objetivo de fomentar a discussão acerca desta interdisciplinaridade no meio acadêmico, os pesquisadores Eduardo Ismael Murguia e Maria Eliane Fonseca Rodrigues organizaram a coletânea Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação (Editora da UFF, 256 p.).

A obra reúne a maioria das conferências e palestras proferidas no II Seminário de Estudos da Informação, evento promovido em setembro de 2011 pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense. Este é o segundo volume da série, que tem como objetivo oferecer um espaço de reflexão crítica para o debate acadêmico na área.

Definida como um campo interdisciplinar preocupado principalmente com a análise, a coleta, a manipulação, o armazenamento, a recuperação e a disseminação de dados, a Ciência da Informação possui diversas frentes de diálogo com a Arquivologia? ciência que estuda a aplicação de técnicas e métodos específicos voltados à organização, à conservação e à restauração de arquivos? e com a Biblioteconomia? disciplina que se ocupa da classificação, organização, preservação e divulgação do acervo de bibliotecas e centros de documentação. A aproximação entre estas áreas teve início em meados do século XX e, desde então, estudos são desenvolvidos para explicar as articulações epistemológicas e políticas que articulam e definem as relações entre estes temas.

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

"Arma de instrução em massa"

Próximo post

Biblioteca da Rodagem

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *