0
Compartilhamentos
Redefinição de Impressão Google+

O dia 18 de julho de 2014 iniciou-se com a notícia da morte de um dos maiores escritores brasileiros, João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro, que faleceu na sua casa no Rio, aos 73 anos, vítima de uma embolia pulmonar.

Nascido em 23 de janeiro de 1941, João Ubaldo era natural de Itaparica, na Bahia. Residia no Leblon, na cidade do Rio de Janeiro, onde era muito conhecido pelos moradores do bairro por frequentar os bares da região. Descrito como uma pessoa de hábitos simples, de riso fácil e com voz de barítono inconfundível, o escritor gostava de celebrar a vida com os amigos.

Autor de romances como Setembro Não Faz Sentido, Sargento Getúlio, O Sorriso do Lagarto, A Casa dos Budas Ditosos, e Viva o Povo Brasileiro, Ubaldo Ribeiro, ganhou o mais importante prêmio literário do Brasil, o Jabuti de 1972, foi eleito para ocupar a cadeira 34 da Academia Brasileira de Letras em 1993 e o oitavo brasileiro a ganhar o Prêmio Camões, maior premiação para autores de língua portuguesa, em 2008.

Incentivado pelo seu pai, que por ser professor não queria ter um filho analfabeto, costumava ler um livro por dia quando criança. Era um frequentador assíduo da Biblioteca Pública Juracy Magalhães Jr, em Itaparica, e há mais de quinze anos, João Ubaldo comemorava o seu aniversário na biblioteca. Chegou a ter a chave de uma sala da instituição por um período de dois anos, onde escreveu o livro Viva o Povo Brasileiro. Um dos últimos presentes que nem sequer chegou a ver foi a colocação do seu busto nas dependências da biblioteca pública.

Pensando na importância da biblioteca na vida dos cidadãos, a 34ª edição da Revista Biblioo traz aos seus leitores textos para contribuir na reflexão a respeito de temas como: a aproximação de espaços culturais e o público; o futuro das bibliotecas; entre outros.

Esta edição também traz uma matéria sobre como o governo de Moçambique vem enxergando na leitura um caminho rumo ao desenvolvimento econômico e social.

Confira as novidades dessa edição e tenha uma boa leitura!

Cursos online de qualificação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acesse!

Comentários

Comentários

Postagem anterior

Obesidade informacional

Próximo post

Edição 34

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *